fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Você sabe o por que você deve fazer a declaração de aluguel no seu imposto de renda?

No primeiro semestre de todo ano, o cidadão brasileiro que teve rendimentos anuais tributáveis (como salários e aluguéis), superior ao teto estabelecido pela Receita Federal, precisa declarar o imposto de renda com todas as informações solicitadas pela Receita Federal, o que inclui as rendas provenientes de locação de imóveis. 
Mas você sabe como fazer isso para não cair na malha fina? Venha com a gente, pois vamos te ajudar a fazer a declaração do jeito certo. Confira! 

Obrigatoriedade da declaração do aluguel 

Os proprietários de imóveis que possuem a locação como uma fonte de renda tem a obrigação de declarar esses valores à Receita Federal. 

Lembrando que o recolhimento do imposto sobre essa receita deve ser feito de forma mensal, por meio da plataforma E-Cac, opção: Meu Imposto de Renda / Declarações / Acessar Carne-Leão onde é possível emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) emitido e pago no mês subsequente ao recebimento do aluguel pelo proprietário, de acordo com seus rendimentos. 

O Carnê-leão é a tributação do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, sob a forma do recolhimento mensal obrigatório, pelo contribuinte, pessoa física, residente no Brasil, que receber rendimentos de outra pessoa física ou do exterior. O rendimento de trabalho do beneficiário com vínculo empregatício está sujeito ao imposto sobre a renda na fonte que deve ser efetuado pela fonte pagadora, pessoa jurídica ou pessoa física, e não se sujeitará à tributação sob a forma do carnê-leão. 

O rendimento sujeito ao Carnê-leão obriga o beneficiário do rendimento a apurar e recolher o imposto até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento do rendimento. 

Considera-se recebimento a entrega de recursos ao beneficiário, ainda que mediante depósito em instituição financeira em seu nome. 

Como proceder para a declaração do aluguel 

É importante que fique claro que as receitas de aluguel somente acarretam em tributação mensal através do Carne Leão, caso ultrapasse o valor de R$1.903,88. 

Além disso, despesas como IPTU e com taxa de condomínio, caso haja, podem ser descontadas da base tributável, se forem pagos pelo dono do imóvel, onde será preciso subtrair esses valores ao informar o rendimento com aluguel. 

Todos esses cuidados citados acima são importantes, já que esses valores serão contabilizados na renda total para, posteriormente, fazer o cálculo do valor de uma eventual restituição ou pagamento complementar. 
Somado a isso, caso você não faça a entrega até a data limite, é possível ainda dar continuidade na declaração, mesmo fora do prazo. Porém, o declarante poderá pagar multa, que varia de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido, com o acréscimo de juros de mora. 
No caso dos proprietários de imóvel alugado que não declaram os ganhos, mesmo fora do prazo, são considerados pela Receita Federal como sonegadores do tributo devido decorrente do aluguel. 
Lembrando que o contribuinte estará sujeito à malha fina e, consequentemente, à fiscalização da Receita Federal, inclusive, com multa de até 150%. 

 Preenchimento da declaração do aluguel do imóvel 

Para preencher a declaração do aluguel do imóvel, basta acessar o site da Receita Federal, importar os dados do Carnê-Leão para o programa do IR do respectivo ano. 
Sendo assim, todos os dados sobre os valores pagos serão preenchidos de forma automática. Se o proprietário optar por fazer o processo manualmente deverá preencher a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior com os valores recebidos pela locação, excluídos IPTU e taxa condominial. 

 
Agora, ficou mais fácil fazer a declaração, não é mesmo? 

Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado. 

 
Na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel, venha para Imobiliária Jaú, pois te ajudamos a encontrar os melhores negócios. Entre em contato conosco! 

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade