fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Seguro Fiança: entenda o que é e para que serve na hora de alugar um imóvel

Hora de entender o porquê exigir um seguro fiança no contrato de locação de imóvel e saber também o que faz esse tipo de garantia em benefício do proprietário e do inquilino.

Num contrato de locação de imóvel há várias obrigações que precisam ser cumpridas tanto pelo locador quanto pelo locatário e uma das principais preocupações é ter a garantia de que essas obrigações serão cumpridas.

Nesse sentido, entra em cena o seguro fiança, que é uma opção existente para assegurar a tranquilidade para as partes envolvidas no contrato de locação. Esse tipo de seguro vai substituir o fiador ao mesmo tempo que garante o pagamento do aluguel e todos os encargos relacionados ao proprietário.

Portanto, continue lendo esse artigo para saber mais sobre o seguro fiança e ficar tranquilo quando for alugar um imóvel para morar ou colocar o seu imóvel para locação. Boa leitura!

Seguro Fiança: entenda o que é.

Para começar nossa explicação, vamos deixar claro que ele vale somente para os contratos de locação de imóveis, substituindo a necessidade de se ter um fiador, já que o próprio seguro fiança garante, por exemplo, o pagamento do aluguel ao locador, caso o locatário fique inadimplente.

Na locação de um imóvel, o locatário contrata uma apólice de um seguro junto à uma seguradora. Essa seguradora se compromete a pagar as obrigações financeiras, caso o inquilino fique inadimplente, inclusive os encargos contratuais.

Assim, o seguro fiança garante ao locador uma proteção financeira que garante o cumprimento das obrigações contratuais, entendeu?

Além de cobrir os aluguéis em atraso, o seguro fiança pode incluir outras coberturas, ccomo danos ao imóvel, multas contratuais, encargos legais e até mesmo despesas judiciais em caso de uma ação de despejo.

E não precisa ter receio, porque esse tipo de seguro é previsto pela legislação, na Lei do Inquilinato, e para contratá-lo, o locatário precisa apresentar documentos e informações que serão analisados pela seguradora. Ela irá avaliar o perfil de risco do locatário para aprovar ou não a contratação do seguro fiança. E, após essa etapa, a renovação anual é feita de modo mais rápido e simples, sem a necessidade de serem feitas novas análises tão extensas.

Como funciona o seguro fiança nos contratos de locação de imóveis?

Como já dissemos ao longo deste artigo, ele é uma forma de garantia locatícia para o locador, caso o locatário torne-se inadimplente.

Ao contratar o seguro fiança, o locatário paga um prêmio à seguradora, que emite uma apólice de seguro. Essa apólice garante ao locador o recebimento do valor do aluguel e demais encargos caso o locatário deixe de cumprir com suas obrigações.

Então, vamos supor que ocorreu a inadimplência. Nesse momento, a imobiliária faz a notificação para a seguradora. Ela irá assumir o pagamento do aluguel e dos demais encargos que estejam previstos no contrato e na apólice do seguro.

E, a partir daí, a seguradora passa a ter direitos sobre o locatário inadimplente e irá tomar as medidas legais que forem necessárias para recuperar o valor pago. Inclusive, a ação de despejo poderá ser emitida.

Quais são as vantagens do seguro fiança

Uma das principais delas é não ter mais a necessidade de se ter um fiador de aluguel. Isso sempre trazia dificuldades para o futuro inquilino, porque nem sempre ele encontrava facilmente alguém que aceitasse ser o fiador da locação.

Outra vantagem é que o seguro fiança traz mais segurança financeira para o locador. Afinal ele terá a garantia de receber o valor do aluguel bem como outros encargos e custos que estiverem estipulados no contrato, caso haja inadimplência do locatário.

Também é válido pontuar que o seguro fiança permite mais agilidade na locação do imóvel. Pois com ele, o processo de análise e aprovação é mais rápido e isso reduz o tempo de espera entre a negociação do imóvel e a assinatura do contrato de locação.

Agora, você entendeu o que é seguro fiança e como ele funciona, não é mesmo? Então na hora de alugar um imóvel para morar ou colocar o seu imóvel para locação, lembre-se dessa facilidade e tenha esse seguro com forma de garantia.

Você também pode se interessar:

Além disso, conte também com a experiência e credibilidade da Imobiliária Jaú e toda nossa equipe de atendimento e corretores que estão prontos para te ajudar a encontrar o imóvel ideal para alugar.

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade