fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Saiba como funciona o reajuste de valores do aluguel

Muitos proprietários que têm imóveis locados têm dúvidas quanto ao reajuste do valor do aluguel. Como funciona esse cálculo e quando ele pode ser feito?

O reajuste do aluguel é um assunto que suscita muitas dúvidas – tanto entre proprietários de imóveis quanto entre locatários. Qual deve ser o reajuste? Como cobrar o aumento? Quando o acréscimo deve entrar em vigor?

 A primeira informação que precisa ficar clara para ambos os lados é a seguinte: os aluguéis podem ser reajustados, desde que essa prática esteja prevista no contrato. Ter um texto bem elaborado é uma das muitas vantagens de se contar com uma imobiliária para alugar ou vender um imóvel.

Ou seja, o locador não pode exigir um aumento do valor repassado pelo locatário conforme sua vontade. A periodicidade e o valor do índice precisam estar previstos contratualmente para conferir segurança jurídica e financeira à negociação.

A referência mais usada no Brasil para estabelecer um aumento anual do aluguel é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Esse índice, que é divulgado mensalmente, leva em conta a variação de preços do mercado e abrange diversos produtos e serviços. O mês de referência tem como base os preços coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual. Com isso, o intuito é checar a movimentação dos preços: quanto maior a diferença de preços de um mês para o outro, mais alto será o IGP-M.

Vale ressaltar que, embora o IGP-M seja a referência mais usada no mercado imobiliário para o reajuste de aluguéis, nada impede que outros índices sejam empregados, desde que tudo esteja escrito no contrato. Alguns exemplos são o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No site do Banco Central do Brasil, é possível fazer a correção por meio de diversos índices de preços, o IGP-M entre eles. O link é:https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores.

Um exemplo ajuda a esclarecer. Se um apartamento foi alugado por R$ 1.500 mensais no dia 1º de fevereiro de 2018, um ano depois o IGP-M acumulado no período foi de 6,75%. Sendo assim, o aluguel passa a ser de R$1.601,27 pelos próximos 12 meses, independentemente da forma de pagamento (boleto, carnê, depósito bancário).

Contato

A Imobiliária Jaú está preparadíssima para tirar essa e quaisquer dúvidas relacionadas ao mercado imobiliário. Cadastre seus imóveis para locação e venda com a Imobiliária Jaú!

O endereço é Rua Tenente Lopes, 253, Centro de Jaú, com atendimento pelo telefone (14) 3624-4444 e pelo e-mail: contato@localhost.

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade