Posso usar meu FGTS para comprar um imóvel?

Se você está em um relacionamento e já pensam em comprar o primeiro imóvel, seja casa ou apartamento, para começar a vida a dois, saibam que o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser utilizado de três formas: como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total do imóvel.
O FGTS é uma espécie de poupança do trabalhador. E, em alguns casos, a pessoa consegue comprar o imóvel à vista, negociando um bom valor ou até conseguindo desconto através do uso do FGTS.
Mas, se o valor que estiver no Fundo de Garantia não for tão alto não tem problema. Basta juntar o valor dele com outras economias que o casal tiver. Assim, você consegue aumentar a quantia que dará de entrada para comprar o imóvel.
Porém, existem algumas regras para o saque e uso do FGTS que são importantes para o casal saber, neste momento tão especial e decisivo que é comprar o primeiro imóvel de vocês!
Pré-requisitos para o comprador:
- Possuir idade mínima de 18 anos;
- Ter trabalhado sob o regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e contribuído para o FGTS por, no mínimo, 3 anos, que podem ser consecutivos ou não (as contribuições não precisam ser todas da mesma empresa);
- O comprador não pode ter financiamento ativo no SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) – esse sistema é nacional, então todo território brasileiro será pesquisado;
- Não pode ser dono de qualquer imóvel (área, lote, casa, apartamento etc.) no município onde mora, nem nas cidades da mesma região metropolitana;
- Deve morar ou trabalhar na cidade onde se encontra o imóvel de interesse.
Documentos solicitados para a compra:
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento;
- a última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física);
- comprovante de residência;
- extrato do FGTS e o último contracheque;
- certidão de matrícula e recibo de quitação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da propriedade desejada.
Como fazer para usar o FGTS na compra do primeiro imóvel do casal?
É preciso verificar se o imóvel que vocês desejam está apto a ser comprado por meio de financiamento imobiliário.
Depois é preciso identificar o valor do seu FGTS, inclusive das contas inativas. Isso porque, cada empresa cria uma conta nova. Ao pedir demissão, o dinheiro do fundo fica retido na conta anterior por três anos.
A Caixa Econômica é o banco que gerencia todas as contas do FGTS. No entanto, não é necessário ter uma conta corrente nessa instituição para realizar o saque. Você pode solicitar ao banco onde você tem conta em movimento e informar a ele sua intenção de comprar um imóvel usando o valor do FGTS.
Último passo
Um engenheiro ou arquiteto designado pela Caixa vai avaliar o bem criteriosamente e depois será estipulado o valor da futura residência de vocês! Daí, então, o saque do FGTS será liberado pela Caixa Econômica Federal e o primeiro imóvel fica mais perto de ser seu!
Mas, atenção! O FGTS não pode ser usado para comprar imóveis com fins comerciais ou para reformar ou ampliar imóveis próprios. Da mesma forma, não está autorizada a compra de terrenos sem construção, nem de materiais para construção.
Viu como é fácil conquistar a compra do primeiro imóvel de vocês através do uso do FGTS?!
Aliás, o apoio de uma imobiliária confiável e com bons corretores irá evitar desperdício de tempo e todos os procedimentos bancários e com alguns documentos se também tornam mais ágeis e práticos.
E nós, da Imobiliária Jaú, contamos com uma equipe profissional credenciada, experiente e pronta para resolver suas dúvidas. Se vocês querem saber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco.
Compartilhe com seus amigos e continue aproveitando nossos artigos, aqui, no blog. Sempre trazemos orientações sobre o setor imobiliário, dicas diversas para melhorar nossa qualidade de vida e muito mais para você que acompanha o trabalho da Imobiliária Jaú. Exemplo: