fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Loteamento ou condomínio fechados? Em qual deles você prefere morar? Entenda as principais diferenças

Descubra quais são as principais diferenças entre loteamento fechado e condomínio fechado, embora tenham nomenclaturas semelhantes, eles não são iguais. Entenda já as diferenças e veja em qual deles você prefere morar.

Chegou a hora de você investir em um imóvel e surge aquela dúvida comum, nesse momento: o que fazer? Investir num condomínio fechado ou em um loteamento fechado? Qual será que você prefere?

Ainda existe muita confusão quanto a esses dois tipos de moradia, mas nesse artigo vamos esclarecer as principais diferenças entre eles e te ajudar a identificar em qual dos dois você prefere morar.

Por isso, siga com a leitura para saber decidir qual deles é melhor para o seu caso: o loteamento fechado ou o condomínio fechado? Em qual deles você prefere morar? Boa leitura!

Condomínio fechado e loteamento fechado: semelhanças que confundem
Embora as nomenclaturas sejam semelhantes há muitas diferenças entre esses dois estilos de moradia. Mas são exatamente as semelhanças que causam confusão entre condomínio fechado e loteamento fechado.

Isso porque, as ruas e espaços internos são de uso comum e ambos têm portaria para controle de acesso e são cercados por muros ou cercas. Além disso, tanto um quanto outro precisam de autorização do Município para serem construídos.

Mas agora vamos pontuar as principais diferenças entre condomínio fechado e loteamento fechado para te ajudar a decidir qual deles é melhor para você morar. Vamos entender?

Condomínio fechado: entenda como ele é:

Vamos começar explicando que existem leis que regem o condomínio fechado e leis que norteiam o loteamento fechado. No primeiro caso, a Lei 4.591, de 1964, é conhecida como a Lei dos Condomínios fechados.

Além disso, é válido ressaltar também que esse tipo de condomínio residencial engloba o Código Civil. E que todo o terreno onde o condomínio está construído é uma área privada em que você compra uma parte do terreno.

É o que chamamos de “fração ideal”, que ficará sobre a sua responsabilidade bem como as demais áreas externas do condomínio, como áreas de lazer, ruas, jardins, espaço social…

Inclusive, no condomínio fechado, os moradores são responsáveis pelas despesas mensais de manutenção das áreas externas e da portaria 24 horas. O acesso a ele também é restrito aos moradores e apenas às pessoas autorizadas a entrar nele.

Loteamento fechado: entenda como ele é:

Lembra que mencionamos acima que o loteamento fechado também é regido por uma legislação específica? É a Lei 6.766, de 1.979. Nos loteamentos fechados temos uma área maior que é divida em lotes (diferentemente de terrenos).

As glebas são áreas menores, chamadas lotes, e há a abertura de novas ruas. Nesse caso, os lotes são cercados e nisso consiste o loteamento fechado, que é aberto ao público e de responsabilidade exclusiva da Prefeitura.

Diferentemente de um condomínio fechado, no caso do loteamento, mesmo sendo uma área cercada, as ruas e todos os demais espaços externos são de uso público, embora exista uma portaria para identificação de quem acessa o local. No loteamento fechado, existe a possibilidade da criação de uma Associação de Proprietários, que será responsável pela administração de todo o espaço, incluindo portaria, coleta de lixo, sistema viário e equipamentos de segurança.

Assim, o loteamento se torna fechado e legalizado, oferecendo mais segurança aos moradores. Vale lembrar ainda que existe a possibilidade da Associação de Proprietários cobrar um valor mensal dos moradores para custear investimentos na manutenção do loteamento fechado.

Então, vejamos.

Condomínio fechado: ruas de circulação privada e apenas moradores e pessoas autorizadas podem entrar no local. O valor da taxa de condomínio é rateado entre os moradores e o custo do IPTU é proporcional à fração ideal.

Loteamento fechado: ruas de circulação pública e qualquer pessoa pode entrar nele. É solicitado apenas a identificação na portaria. Já os custos para manutenção do loteamento não precisam ser rateados entre todos os moradores. O pagamento do IPTU é feito conforme o terreno e a casa construída.

Gostou do nosso artigo?
Aproveite e compartilhe-o com outras pessoas que também precisam saber dessa informação.

Você também pode se interessar:

Viu, só? É fácil pontuar as diferenças entre condomínio fechado e loteamento fechado! Agora você já conhece as principais delas e poderá decidir com calma em qual deles você prefere morar. 

E na hora da compra conte com os nossos corretores aqui, da Imobiliária Jaú, estamos sempre prontos e preparados para te ajudar a fazer o melhor negócio. Fale conosco.


Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade