fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

JAÚ E SUAS CURIOSIDADES

Com 168 anos, Jaú é a cidade mais antiga do Centro-Oeste Paulista e recebeu esse nome por causa da espécie de peixe, que era muito encontrada por índios na foz de um ribeirão.

Hoje, considerada a capital do calçado feminino, Jaú também compartilha de muitas outras curiosidades, que vale a pena conhecer.

Fizemos uma lista com alguns fatos interessantes da cidade. Confira!

Vila Barra do Ribeirão do Jaú

No passado, a antiga vila “Barra do Ribeirão do Jaú” foi batizada pelos bandeirantes, baseada no nome dado pelos índios ao peixe do rio.

Com a chegada dos primeiros colonizadores europeus, eles também aproveitaram a fartura e o famoso peixe logo emprestou o nome ao rio e, depois, a cidade.

Cruzeiro

No cemitério de Jaú existe o famoso cruzeiro, que são locais onde as velas são queimadas e oferecidas a todas as almas, que passaram pela terra e não especificamente para uma.

Além disso, o cruzeiro é utilizado também para o abandono de espelhos, imagens de santos quebrados nas residências, já que essas peças danificadas, reza a lenda, que são carregadas de azar.

Noiva

A noiva é um personagem presente no folclore do Brasil, povoando o imaginário de muitas pessoas que temem ver uma mulher toda vestida de branco. E esta lenda está presente no cemitério de Jaú.

Em um dos túmulos do local é possível ver a escultura de uma noiva caída, com as suas vestes e buquê, representando a escada de um templo. Um dos túmulos mais visitados do cemitério da cidade.

Glória aos Heróis (Guerra de 1932)

Você sabia que Jaú tem heróis da Guerra de 1932? Isso mesmo! Os jauenses Major Ascânio Martins Soares, Júlio Pinheiro e Arsênio Guilherme lutaram na Revolução Constitucionalista, fazendo parte de um grupo liderado pelos jovens estudantes conhecidos pela sigla “MMDC”.

Inclusive, seus corpos foram exumados e levados para o mausoléu, localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

Abílio Cesarino

Radicado no Brasil, na cidade de Jaú, o italiano Abílio Cesarino foi o ganhador do concurso nacional promovido pelo então Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, para a criação de uma urna eleitoral que não ocupasse muito espaço.

Cesarino inventou a urna de lona, usada por décadas nas eleições, sendo substituída pela urna atual, a eletrônica. O mais legal é que vários países copiaram a urna criada por Cesarino que, inclusive, ainda é utilizada em vários países do mundo.

Inventor do chuveiro elétrico

Conhecido pelo apelido “Paco”, Francisco Canhos Navarro desenvolveu o primeiro chuveiro completamente automático do Brasil, na cidade de Jaú.

O aparelho era ligado de forma automática ao abrir a torneira, não sendo necessário o acionamento da chave elétrica. Com a abertura do registro de água, ele já funcionava o dispositivo, saindo a água quente.

Naquela época, essa invenção foi uma grande revolução, diminuindo também os acidentes que eram provocados pelos choques no momento inicial do banho. Essas são algumas das curiosidades mais interessantes da cidade, mas há muitas outras.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado. Na hora de alugar, comprar ou vender, seu lugar é na Imobiliária Jaú!

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade