fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Financiamento para autônomos: entenda como funciona

Comprar um imóvel, com certeza, está nos planos de muitas pessoas. Este é um ótimo investimento, pois contém altos índices de valorização. O financiamento imobiliário, pode ser o melhor caminho para essa conquista!

Mas será que todos os trabalhadores podem se beneficiar desse crédito imobiliário? Será que é possível o financiamento para autônomos?

O fato é que, as instituições financeiras, contém uma série de exigências para comprovar a sua renda mensal, como uma forma de identificar que o interessado terá condições para arcar com essa dívida. E quando o assunto é essa modalidade para autônomos, surgem muitas dúvidas sobre como comprovar a renda.

O lado bom é que o financiamento imobiliário para autônomo é uma realidade, assim como em outras situações de trabalho. Ao contrário daqueles que exercem suas atividades dentro do regime CLT, que contém uma renda formal, os autônomos, devem comprovar a sua renda mensal de maneira diferente e com outros documentos.

Neste artigo, vamos esclarecer as dúvidas sobre como é possível conseguir um financiamento sendo autônomo. Continue a leitura e confira!

O que é um trabalhador autônomo?

O trabalho autônomo é qualquer atividade realizada de forma liberal, isto é, profissionais sem vínculo empregatício que prestam serviços ou comercializam produtos sem depender de uma empresa para isso.

Ou seja, o trabalhador autônomo não tem relação formal com um empregador, já que ele atua por conta própria. Além disso, não existe vínculo algum com o trabalho CLT, e é justamente por isso, que quando o assunto é financiamento imobiliário, muitos tem dúvidas sobre como é o procedimento.

O que é um financiamento imobiliário?

É um modelo de empréstimo, no qual tem como principal finalidade a compra de uma casa, apartamento ou, até mesmo, salas comerciais e terrenos. Neste sentido, o imóvel escolhido pode ser tanto novo quanto usado, a construção ou reforma. Sem dúvidas, é uma das principais alternativas para as famílias ou pessoas que desejam alcançar o sonho da casa própria, mas não conta com o valor para comprá-lo à vista.

É um modelo de empréstimo, no qual tem como principal finalidade a compra de uma casa, apartamento ou, até mesmo, salas comerciais e terrenos. Neste sentido, o imóvel escolhido pode ser tanto novo quanto usado, a construção ou reforma. Sem dúvidas, é uma das principais alternativas para as famílias ou pessoas que desejam alcançar o sonho da casa própria, mas não conta com o valor para comprá-lo à vista.

Mas afinal, é possível financiar um imóvel sem ter carteira assinada?

Com certeza, essa é a principal dúvida dos trabalhadores autônomos, isso porque, durante muito tempo, a única possibilidade de comprovar renda aos bancos, era apresentando sua carteira de trabalho ou o holerite.

Contudo, essa realidade mudou! Com as novas profissões que surgiram no mercado, os bancos mudaram e os processos de empréstimo passaram por alterações. Sendo assim, a forma de comprovação de renda mudou e se adaptou, aceitando outros documentos para comprovar a renda no financiamento imobiliário.

Portanto, para realizar o financiamento para autônomos é preciso comprovar a renda informal através de extratos bancários, declaração de imposto de renda e outros documentos.

Sou autônomo: como posso financiar um imóvel?

Mesmo sem ter comprovação de renda formal, os profissionais autônomos podem financiar imóveis, assim como qualquer outro trabalhador, o que muda, nesse caso, é a forma de comprovar seus rendimentos mensais. Ou seja, com exceção da forma de comprovar a renda, o financiamento para autônomos não é diferente de como é para qualquer trabalhador do regime CLT.

Em suma, a comprovação de renda é uma das etapas mais importante para conseguir o financiamento, isso porque, é exigência dos bancos. É por meio dessa análise que ele entende que você tem total condições de arcar com as parcelas do seu empréstimo imobiliário, além disso, com essa comprovação, é possível determinar o valor das parcelas sem comprometer o seu orçamento.

Neste sentido, o financiamento para autônomos, pode acontecer por meio da apresentação dos seguintes documentos:

  • Extrato bancário: esse costuma ser a primeira opção dos profissionais que trabalham sem carteira assinada, isso porque é de fácil e rápido acesso;
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA): é um documento que pode ser fornecido pela instituição que contrata o serviço do trabalhador autônomo;
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE): é um documento contábil que comprova os rendimentos do autônomo, e só pode ser emitido por profissionais da contabilidade regularizados nos Conselhos Regionais;
  • Comprovante de Imposto de Renda (IR): é o principal documento que comprova renda de um cidadão, sendo o mais comumente apresentado.

É válido lembrar que, se você for um autônomo com CNPJ, é necessário dos comprovantes de pessoa jurídica também, como por exemplo, contrato social da empresa, faturamento anual da empresa e o extrato de banco como pessoa jurídica.

Como usar o Imposto de Renda como comprovante?

O Imposto de Renda comprova a situação financeira de uma pessoa no ano anterior ao atual. Com isso, ele é o principal documento que pode comprovar a renda de um autônomo.

A Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal, pode ser uma solução de comprovante de ganhos no financiamento, por isso, deve ser acompanhada do recibo, onde atesta a entrega da declaração anual.

É de extrema importância manter esses dados atualizados! Isso porque, esse documento dá acesso ao banco sobre as movimentações financeiras do ano anterior, o que possibilita a comprovação de renda e também a análise de crédito para o financiamento de uma maneira prática.

Sendo assim, é válido mencionar que o financiamento para autônomos é uma realidade mais comum do que a gente imagina. Por isso, se você trabalha como autônomo e quer ter o sonho da casa própria realizado, saiba que isso é possível, mesmo sem ter carteira assinada.

Além disso, é essencial ressaltarmos a importância de manter o seu Imposto de Renda atualizado, isso porque, ele pode ser o caminho mais prático e fácil para a comprovação de renda. Assim como, contar com uma imobiliária especializada, torna esse sonho em realidade sem dores de cabeça.

Nós da Imobiliária Jaú estamos pronto para te ajudar

Portanto, conte com a Imobiliária Jaú, com mais de 30 anos no mercado, nossa equipe é especializada nesse tipo de transação e está disposta a te orientar sobre qual o melhor caminho para conseguir o financiamento imobiliário! Vem para a Imobiliária, que nós te ajudamos a conquistar o seu imóvel próprio.


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem precisa saber! Acesse os nossos blogs e confira os outros artigos disponíveis.

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade