fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Seu financiamento imobiliário foi reprovado? Será que tem como reverter essa situação?

Saiba de uma vez por todas o que fazer se o seu financiamento imobiliário for reprovado pelo banco e entenda as possibilidades de tentar reverter a reprovação e seguir firme na realização do sonho de ter sua casa própria.

Financiamento imobiliário reprovado. Essa resposta do banco não é a melhor para quem busca comprar a casa própria por meio do crédito imobiliário. Em muito casos, os vendedores do imóvel e os compradores já estão certos de que a negociação será aprovada. E isso não se concretiza.
Nessa hora, é fundamental saber o que você precisa fazer para buscar outras maneiras de conseguir a aprovação do financiamento imobiliário. Por isso, nesse artigo, vamos explicar o que fazer se você receber um “não” do banco na hora de solicitar o financiamento de um imóvel.

Financiamento reprovado: quais as razões para essa decisão do banco?

A princípio, saiba que a instituição financeira tem de informar o motivo pelo qual o seu financiamento imobiliário foi reprovado. Esse direito é assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Somente assim, sabendo a razão do financiamento imobiliário reprovado é que você poderá corrigir ou recorrer da decisão do banco. Mas listamos algumas das principais causas que levam à reprovação do financiamento imobiliário. Vejamos:

  • Score de crédito com nota baixa: falta de pagamento das contas em dia e parcelas atrasadas reduzem a pontuação do score e quanto mais baixa for essa pontuação, mais os bancos ficam em dúvida sobre a capacidade que você terá de pagar as prestações do financiamento. O seu score de crédito podem ser verificados no sites do Serasa e BoaVista.
  • Restrições internas no banco: é importante você saber que os bancos possuem um cadastro interno com os nomes de todos os clientes que têm dívidas “caducadas” (que passaram de cinco anos) e de dívidas renegociadas e protestos de cobrança. Se o seu nome estiver nessa lista, a reprovação do financiamento tem mais chances de acontecer.
  • Nome sujo: será que o seu CPF está constando em cadastros de inadimplentes? Os órgãos de proteção ao crédito costumam elaborar esses cadastros. Assim sendo, você precisa regularizar suas dívidas atrasadas ou verificar se houve cobranças feitas por engano. Dessa forma, você reduz as chances de ter o financiamento imobiliário reprovado.
  • Renda incompatível com o valor do imóvel: se você não tem como comprovar salários e ganhos extras mensais que suportem o valor das parcelas do financiamento imobiliário, a instituição financeira dificilmente irá aceitar aprovar seu financiamento imobiliário.

Financiamento imobiliário reprovado: o que fazer agora?

Agora que você já sabe os principais motivos que podem levar à reprovação do financiamento de um imóvel, é importante saber o que fazer para tentar reverter essa situação a curto ou médio prazo. Vamos lá?

  • Resolva as pendências com o seu CPF: renegocie suas dívidas e quite todas elas o quanto antes. Isso irá melhorar seu histórico de pagamentos e poderá refletir positivamente nos pontos do seu score e deixará seu nome limpo, tornando-se adimplente. Todo esse novo cenário mais positivo financeiramente irá aumentar suas chances de conseguir a aprovação do financiamento imobiliário.
  • Busque por outro imóvel para comprar: será que o valor do imóvel que você desejou está incompatível com sua renda mensal? Busque por outro imóvel mais barato, que caiba no seu bolso. Os corretores, aqui, da Imobiliária Jaú, podem te ajudar nessa busca e localização.
  • Tenha todas as documentações necessárias em mãos: às vezes, a falta de apenas um único documento é suficiente para que o banco reprove o financiamento imobiliário. Fique atento a todas as documentações necessárias e garanta que já esteja com todas elas corretamente e em mãos.
  • Se preciso for, busque por outro banco: Se o seu relacionamento com determinado banco está com problemas, tente conversar com outra instituição financeira. Muitas vezes, ela tem outros parâmetros nos quais cabem o crédito imobiliário para você evitando o financiamento imobiliário reprovado.

O importante é que você saiba e tenha claro os motivos da recusa do financiamento imobiliário para que você possa evitar esses mesmos erros na próxima tentativa. E mais! Não existe um período de “carência” que você precise esperar para tentar novamente um novo crédito.
Viu? Como é válido saber sobre esse assunto? Afinal, ter o financiamento imobiliário reprovado não é uma decisão tão definitiva que não possa se reverter. Portanto, o sonho da casa própria não acaba com o “não” do banco.
Esteja pronto e disposto a buscar pela correção do que estiver pendente para que possa tentar novamente a aprovação do financiamento imobiliário. E aproveite também para compartilhar essas informações com que você sabe que precisa desses esclarecimentos.

Você também pode gostar:

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade