fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Existe idade limite para comprar um imóvel financiado?

Qual a idade limite para financiamento imobiliário é uma dúvida que sempre surge entre as pessoas da terceira idade e, nesse artigo, vamos revelar até quantos anos é possível comprar um imóvel financiado.

Você também pensa que não há idade limite para financiamento de imóvel? Nesse artigo, você irá entender que existe uma idade limite para isto e, inclusive, uma idade mínima também. 

Por isso, é importante ficar bem atento, se o seu desejo é comprar uma casa própria ou apartamento por meio de financiamento imobiliário. Até porque, atualmente, são muitas as facilidades para comprar um imóvel e realizar esse sonho de morar na casa própria. 

Claro que dar início a realização desse sonho quando ainda se é mais jovem é uma decisão pessoal e irá depender de vários fatores, principalmente da situação financeira que, muitas vezes, na juventude ainda não está tão estabilizada. 

Mas, por outro lado, saber que há uma idade limite para financiamento imobiliário, além de outros requisitos, é também um fator fundamental que vai implicar diretamente na decisão pessoal de quem quer comprar um imóvel financiado. 

Portanto, acompanhe a leitura desse artigo e descubra agora qual é a idade limite para financiamento imobiliário e qual a idade mínima e comece a se planejar financeiramente para realizar o sonho da conquista do imóvel próprio. 

Idade limite para financiamento imobiliário: por que existe? 

Essa também é a sua dúvida? Quantos anos você tem? Muitas vezes, os idosos acima de 65 anos querem comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário, tem renda para isso, mas não acreditam que serão aprovados pela instituição financeira. 

Então, preste atenção nessas informações que trazemos aqui. O financiamento imobiliário é semelhante a um empréstimo e, portanto, há regras para consegui-lo e tudo irá depender do perfil de quem está contratando. 

Há casos nos quais ter os documentos em dia, comprovar renda e estar quites com sua vida financeira não são requisitos suficientes para a aprovação do financiamento de um imóvel. 

É necessário também que a pessoa tenha uma idade limite compatível com o tempo de duração do financiamento imobiliário. Inclusive, nestes casos, essa idade limite para financiamento imobiliário torna-se fator primordial para a aprovação da instituição financeira. 

Quanto mais idosa a pessoa for, mais chances de acontecer um sinistro. E essa condição é levada em consideração pelos bancos. Isso porque, na terceira idade, aumenta-se os riscos de doenças e de acidentes que possam causar invalidez ou levá-la ao falecimento. 

Por isso, para que as regras fiquem claras, uma idade limite para financiamento imobiliário foi estabelecida como um dos critérios primordiais para a aprovação dele. 

Afinal, qual é essa idade-limite para financiamento de imóvel? 

A idade limite é de 80 anos e seis meses. Antes ela era de 75 anos. Mas vale ressaltar que essa idade limite se refere à idade da pessoa mais velha lá no fim do financiamento do imóvel, entendeu? 

Isso quer dizer que se a pessoa que for contratar o financiamento imobiliário tiver, hoje, 60 anos, ela terá um prazo de financiamento calculado em até 20 anos de duração, aproximadamente. Para ela, um financiamento que dure 25 anos não será aprovado.  

E quando falamos em idade mínima para financiamento imobiliário ela fica estabelecida em 18 anos, porque as pessoas – nessa idade – já podem trabalhar, são responsáveis por si mesmas e poderão arcar com também com as suas responsabilidades financeiras. Porém, mesmo aos 18 anos, a pessoa não pode ter nenhum tipo de restrição de crédito em seu nome. 

Financiamento de imóvel: e como fica a comprovação de renda das pessoas mais idosas? 

Na idade limite para financiamento imobiliário o que acontece é que quanto maior a idade da pessoa, maiores serão os valores das parcelas e as taxas de juros. Por isso, é fundamental que a pessoa comprove situação financeira suficiente para conseguir pagar as parcelas. 

Imagine que uma pessoa de 65 anos irá financiar um imóvel semelhante ao imóvel que será financiado por um jovem. Mesmo assim, a pessoa mais velha precisa comprovar uma renda maior que as pessoas mais jovens, porque o valor das prestações será mais alto. 

Portanto, se você é uma pessoa que está na terceira idade e só agora conseguiu ter condições financeiras para comprar seu imóvel próprio, entenda que existem alternativas interessantes para tentar reduzir o valor das prestações. 

Uma das maneiras de conseguir essa redução é compor a renda com outra pessoa que concorde de comprar o imóvel junto. Assim, as fontes de renda das duas pessoas serão levadas em consideração na hora de fazer o financiamento. 

Porém, no cálculo das condições do contrato é a idade do comprador mais velho que será considerada, ou seja, a idade limite para financiamento imobiliário seguirá sendo um fator determinante. 

Utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) também é uma possibilidade como valor de entrada para o financiamento garantindo o abatimento no montante que será financiado e reduzindo o valor das parcelas.  

Agora você já sabe que a idade limite para financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses, portanto já pode começar a pesquisar o imóvel que você quer comprar para chamar de seu. 

Você também pode gostar de ler:

Aproveite e entre em contato com os nossos corretores, aqui, na Imobiliária Jaú, que vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal que atenda às suas necessidades. 

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade