fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Entenda o que é amortização de financiamento imobiliário?

Você quer entender o que é amortização de financiamento imobiliário? Nesse artigo nós vamos esclarecer esse assunto para que você saiba a importância dessa modalidade para um imóvel financiado.


Sabemos que muitas pessoas optam por esse tipo de financiamento por ser um dos mais acessíveis porque possibilita você entrar no imóvel antes mesmo de ele ser quitado ao fim do contrato.

A amortização de financiamento é um alívio para quem assumiu o compromisso longo, com prazo que se estende por anos e anos num crédito imobiliário. Vamos entender melhor a partir dos próximos parágrafos.

O que é e como funciona esse tipo de amortização?

Você é aquela pessoa que está sempre incomodada por saber que possui uma dívida alta e de longo prazo? Se a sua resposta for sim, pode respirar mais tranquilo porque a amortização de financiamento pode te ajudar a aliviar essa tensão financeira.

Se você tiver um planejamento adequado e segui-lo com disciplina, a redução do tempo dessa dívida pode acontecer e seu financiamento imobiliário será quitado antes do previsto.

Vamos lembrar que o financiamento de um imóvel pode demorar até 420 meses ou 35 anos para ser quitado, dependendo do número de parcelas assumidas e das condições oferecidas pela instituição financeira que liberou o financiamento.

E não estamos falando apenas do valor da parcela em si, mas também de todas as taxas correspondentes ao financiamento imobiliário que são cobradas sobre o valor final da parcela mensal.

Portanto, a amortização de financiamento consiste em reduzir parcialmente ou totalmente o valor devido e isso é garantido por lei, ou seja, na demonstração de interesse e comprovação de recursos, cabe a instituição financeira aceitar o pagamento. Neste caso, a pessoa que contratou o financiamento imobiliário poderá utilizar um valor extra que recebeu inesperadamente para amortizar o saldo devedor. Esse valor extra pode ser uma ou duas parcelas do 13º salário, férias recebidas ou até o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Basicamente, há dois sistemas de amortização de financiamento: a amortização pela prazo ou parcela.

Amortização de financiamento: como começar a aplicá-la?

Todos os meses quando uma parcela do financiamento é paga ocorre a amortização do valor principal da dívida do imóvel.

Em pouco tempo, você pode reduzir um financiamento imobiliário de 35 anos ou menos. Basta avaliar com critério as alternativas de amortização de financiamento que estão disponíveis para você

Talvez, exista a possibilidade de dispor de um valor resultante de uma venda de veículo ou de algum outro imóvel, do saldo de férias ou do 13º salário para reduzir a dívida do imóvel financiado.

No caso do FGTS, o valor do saldo poderá ser utilizado na amortização de financiamento, mas é fundamental prestar atenção às regras de saques para esse fim. Caberá a Caixa Econômica Federal se responsabilizar por todo o processo de liberação deste Fundo.

Você também pode levar em consideração a promoção no trabalho ou mudança de emprego que permitam um salário maior que irá impactar positivamente no orçamento da família possibilitando o pagamento de duas parcelas todos os meses.

Amortizar um financiamento imobiliário é vantajoso?

Sim, é muito vantajoso! Principalmente, se você tiver controle dos gastos e não colocar em risco o pagamento mensal das parcelas e nem tiver pendências financeiras.

Uma das vantagens é a redução do saldo devedor que vai sendo amortizado reduzindo o tempo do financiamento imobiliário. Já pensou conferir o extrato do seu financiamento e ver que falta pouco tempo para o imóvel ser seu, de fato!

A redução dos juros e de encargos também é outro benefício da amortização do financiamento, que traz descontos dos percentuais aplicados tornando o imóvel mais barato, sem perder a valorização.

E, por fim, a quitação do imóvel em menos tempo é uma das principais vantagens da amortização. Você poderá se ver livre de um compromisso financeiro de prazo longo e de valor alto! Em menos tempo, você terá em mãos a quitação do seu imóvel e o fim do financiamento.

E, se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhá-lo com amigos e familiares que também precisam aprender a planejar suas finanças para fazer a amortização do financiamento e quitá-lo antes do prazo estabelecido no contrato.

Precisando de ajuda para entender melhor este assunto, conte com a equipe de atendimento da Imobiliária Jaú. Entre em contato conosco e saiba mais!

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade