fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Entenda mais sobre o IPTU

Com um novo ano começando muitas perguntas e incertezas surgem, principalmente sobre os impostos a serem pagos nos primeiros meses. Diante disso, com certeza, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um dos assuntos mais recorrentes e gera diversas dúvidas na sociedade como um todo. 

Quer saber como esse imposto funciona e quais as formas e vantagens de efetuar o pagamento logo no início do ano? Continue com a gente, pois realizamos um artigo completo para você conhecer tudo sobre IPTU! 

O que é? 

Resumidamente, o IPTU é um imposto que precisa ser pago por todos aqueles que possuem alguma propriedade territorial, seja ela um imóvel já construído, ou um terreno adquirido.  

Esses impostos são direcionados ao município, sendo utilizados como apoio nas administrações dos custos da cidade e no investimento de melhorias em setores específicos, como obras da cidade, educação, turismo e cultura. 

Como valor é estipulado? 

O valor do IPTU não é universal para todos os proprietários, isto é,  ele varia de acordo com o município e a quantidade de imóveis e terrenos que uma pessoa tenha em sua posse. E a precificação desse imposto é pautada em diversos fatores, com destaque ao valor venal, ajuste de alíquotas e áreas construídas.  

Por esses motivos, o cálculo desse imposto é bastante variável e precisa ser mediado por entidades municipais que devem esmiuçar as condições e valores do ano vigente, para o proprietário. 

Quais as formas de pagar o IPTU? 

O IPTU pode ser pago à vista ou em parcelas, conforme for melhor para o planejamento de renda mensal do pagador. Contudo, é pertinente destacar que os pagamentos à vista oferecem algumas vantagens, como o desconto no valor do imposto.  

Como o IPTU pode ser consultado? 

Na hora de consultar o IPTU, o processo é bem simples e intuitivo, já que, na maioria das vezes, basta acessar o site da prefeitura de seu município e clicar no campo correspondente aos impostos. Entretanto, caso o site não seja atualizado e não tenha essas informações, o mais indicado é que o proprietário busque presencialmente o setor administrativo e financeiro da prefeitura, sanando eventuais dúvidas e conferindo os meios e valores do pagamento. 

Além disso, é válido destacar que o planejamento financeiro durante o ano anterior é a melhor opção para não enfrentar entraves quando as faturas chegarem, facilitando o pagamento e evitando dores de cabeça. 

Gostou desse artigo? Então continue nos acompanhando, pois aqui sempre trazemos conteúdos, dicas, curiosidades e inovações do ramo imobiliário! 

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade