Descubra como usar a tecnologia na sua casa com a automação
Seguindo a forte tendência de casas inteligentes, a automação residencial pode ser vista cada vez mais em casas e apartamentos modernos. Seja através da integração entre áudio e vídeo, medidas de segurança ou opções que prezam pelo conforto e otimização de tempo. O fato é que não existe nada melhor do que transformar sua casa em um verdadeiro lar high-tech, contando com uma ajudinha da automação para isso.
Para ter uma noção da praticidade que a automatização fornece, por meio de um controle remoto é possível executar certas tarefas, como acender ou apagar a luz à distância, além de abrir e fechar portões e controlar o seu som estéreo, que é o mais comum de ser visto nas residências.
Descubra alguns dos benefícios da automação residencial
Para entender como funciona uma casa automatizada podemos pensar em alguns exemplos simples. Você se lembra do desenho “Os Jetsons”? A animação dos anos 60 retratava uma família que, na época, vivia no futuro, e tinha uma casa cheia de tecnologia. A residência possui diversos controles e paredes que se moviam para a comodidade dos moradores, além de possuir um robô para dar conta de todo o serviço doméstico.
Esse é só um exemplo, mas ilustra a ideia de automação, que mesmo no passado já era vista como um facilitador do dia a dia doméstico.
Hoje, através de controles ou painéis, é possível regular temperaturas, ajustar luzes, sintonizar rádios, abrir portas e portões, etc. Além disso, o monitoramento também entra nesse quesito tecnológico, por proporcionar segurança e ser algo remoto.
Mas você sabe se sua casa comporta esse tipo de modificação e o que seria preciso para transformar a residência na “casa dos Jetsons”? Pois saiba que não é tão impossível quanto parece transformá-la na casa do futuro e ter mais conforto e praticidade no seu dia a dia.
Mais conforto
Um dos grandes recursos que a automação residencial pode oferecer é a utilização da tecnologia como instrumento facilitador no dia a dia. Com sensores e uma placa de circuito impresso para dar todos os comandos, os equipamentos domésticos devem atender seus desejos e facilitar as ações, principalmente ao considerar as tarefas que ocupam muito tempo.
Com uma rede completa conectada em sua casa, não é preciso mais se preocupar em mudar a entrada de vídeo quando for assistir a um DVD ou ficar refém de cinco controles remotos (um para cada aparelho) na hora de ligar o home theater da sala.
A automação residencial é capaz de assegurar, por exemplo, que os filhos estejam em casa no horário ou estudem quando precisam. Isso porque a integração traz aos pais autonomia para desligar a televisão ou o computador quando é preciso ler um livro escolar ou diminuir a música caso ela esteja atrapalhando o sossego da casa. Tudo isso através de eletrônicos mobiles, como o seu smartphone.
Ao colocar sensores na porta, é possível também conferir horários de saída e chegada dos filhos adolescentes que moram na residência, sem que os pais precisem sair da cama para descobrir se eles já chegaram ou não em casa. Basta olhar no visor para descobrir se eles estão dentro da residência, uma vez que o mostrador muda de cor caso alguém tenha passado pela porta.
Economia
Outro integrante importante na hora de automatizar a casa certamente é a economia. Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo na potência máxima. Isso faz com que as luzes de um cômodo da casa, por exemplo, estejam ligadas apenas quando necessário, e de uma forma inteligente.
Ao sentar-se para assistir a um filme, basta ativar o comando para que as luzes se apaguem ou fiquem mais fracas, iluminando locais em que realmente haja necessidade, sem atrapalhar a visualização da tela durante a projeção e sem haver o gasto desnecessário de eletricidade naquele momento.
Em outra situação, basta a leitura da sua impressão digital para comandar todo o desligamento da casa durante uma viagem, assegurando que nada ficará descuidadamente ligado quando sua família não estiver por lá. Antes de chegar à sua casa, é possível enviar um comando e retornar a residência ao estado normal, com as luzes da garagem ligadas e o ar-condicionado já na temperatura ideal para a chegada da sua família.
Preço
Se você ficou com vontade de automatizar sua casa, não se assuste pensando que tudo vai sair no mesmo valor de um carro ou ainda mais do que o preço da nova televisão moderna da sala.
Isso quer dizer que o preço vai depender do que é possível instalar na sua casa e o que você procura em termos de integração. Na maioria das vezes, em uma primeira análise, é possível obter um valor de acordo com o percentual de uma residência, entre 3 a 8% do investimento que ele faz naquele local, por exemplo. Isso envolvendo automação de luzes, cortinas, integração de áudio e vídeo e alguma opção de segurança.
Entretanto, valores reais variam de acordo com aquilo que você já possui (como um iPhone ou iPad) e o que você procura (a biometria, por exemplo, aumenta o valor total do projeto). Apesar de ser um sinal de status, a automação residencial está cada vez mais disponível às “pessoas comuns” que tenham interesse em investir em tecnologia e procuram uma casa inteligente e tecnologicamente pronta para morar com mais conforto e praticidade.
E aí? Gostou de saber de toda essa tecnologia? Conta para gente aqui nos comentários se você gostaria de automatizar sua casa.