Descobrimos o verdadeiro nome do Jardim de Baixo! Você sabe qual é?
Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
Cartão postal de Jaú, o “Jardim de Baixo” já recebeu diversas denominações e apelidos ao longo da história, mas você sabe o verdadeiro nome dessa praça centenária?
Origem e construção
Nas primeiras décadas da cidade de Jaú, a área era conhecida como Largo do Rosário por conta de uma capela localizada próxima ao jardim. O espaço era usado apenas para a pastagem de animais e existia um chafariz que servia como abastecimento de água para a população.
Em 1884, exatamente no dia 14 de novembro, foi construído um teatro batizado de São Manuel. Durante esse tempo o local passou a se chamar Largo do Teatro. João Lourenço de Almeida Prado, Manuel Vidal de Carvalho Neves e Manoel Coimbra foram os responsáveis pela construção.
O verdadeiro nome
Em 16 de agosto de 1910, foi encontrada o primeiro registro como Praça da República nas Atas da Câmara. No trecho os moradores citados como “Moradores da Praça da República” pediam agilidade nos trabalhos de reforma e pavimentação das ruas ao redor.
No dia seguinte, 17 de agosto de 1910, era publicado no extinto jornal Comércio do Jahu a primeira menção com a denominação “Praça da República” anunciando que músicos tocariam aos domingos no coreto da praça.
Nome popular
A Praça da República é chamada popularmente como “Jardim de Baixo” por causa da Praça Siqueira Campos que é conhecida como “Jardim de Cima”.
O local abriga feiras de artesanato, barraquinhas de comida, eventos culturais e no fim do ano a Casa do Papai Noel, com destaque as iluminações natalinas. O “Jardim de Baixo” se tornou um lugar histórico em Jaú. O Coreto e a “Fonte do Menino Que Faz Xixi”, lá localizados, são símbolos de nossa cidade.
E você sabia sobre todas essas curiosidades? Conta pra gente!
Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
Fonte: Solutudo