5 monumentos históricos de Jaú para conhecer ainda mais a cidade da “terra roxa”
Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. Essa é uma data para conhecer a cultura local, arte, tradições e toda a história de uma cidade. O patrimônio histórico é composto por todos os bens materiais ou naturais que foram construídos ou preservados ao longo do tempo.
Bora conhecer os principais patrimônios históricos de Jaú?! Confira o nosso top 5 de locais que marcaram a história dos jauenses.
Igreja Matriz
Em quinto lugar, temos a Igreja Matriz. A igreja foi oficialmente inaugurada em 1901. Sua arquitetura de estilo neogótico proporciona uma bela estética interna e externa. Aqui vai uma curiosidade sobre a matriz: Vista de cima, a igreja remete a um formato de cruz, com o intuito de simbolizar a fé em todas as formas.
Mercado Municipal de Jaú
Nosso quarto colocado é muito especial! O mercado municipal de Jaú, também conhecido como “Mercadão”. Foi inaugurado em 1899, no estilo renascentista italiano. Nosso querido mercadão é muito importante para a cidade, pois desde seu início tinha como objetivo fomentar a economia e produção local de diversos jauenses.
Rodoviária de Jaú
O terceiro lugar é para a rodoviária de Jaú. Essa é uma obra mais recente, de 1973. Foi projetada pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas e se tornou um clássico da arquitetura. Ela marca o avanço da cidade tanto na economia, quanto na tecnologia e população. Também é reconhecida internacionalmente pela sua arquitetura tão única.
Monumento João Ribeiro de Barros
Em segundo lugar, não podemos deixar de citar o monumento a João Ribeiro de Barros.
Foi inaugurado no ano de 1953, em homenagem ao aviador jauense que realizou a primeira travessia aérea do Oceano Atlântico sem escalas, partindo de Cabo Verde até Fernando de Noronha. Esse momento marcou a história do Brasil e de nossa cidade.
Primeiros Habitantes e o Peixe Jaú
O primeiro lugar é, sem dúvidas, o patrimônio histórico mais importante que podemos ter: os povos indígenas que foram os primeiros habitantes de Jaú e claro, o peixe que deu nome a cidade. Conheça um pouco mais sobre a real origem de nossa cidade:
As primeiras famílias presentes em Jaú eram indígenas Kaingang. De início, habitavam em Potunduva, que foi onde tudo começou. Conforme a expansão da cidade foi ocorrendo, a miscigenação da população também foi surgindo e dando origem a uma imensidão de cultura que merece ser respeitada e valorizada.
O peixe Jaú é um dos maiores peixes brasileiros e habitava em abundância por aqui. Serviu de alimento para muitos de nossos antepassados e deu origem ao nome da cidade.
Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
Fonte: Solutudo