fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Qual a relação entre o Imposto de Renda e os Financiamentos Imobiliários?

Quando os assuntos são financiamentos imobiliários, muitas dúvidas e incertezas surgem, principalmente sobre as etapas que norteiam o funcionamento desse tipo de negociação, tendo em vista que existem diferentes meios para que todas as etapas aconteçam. Contudo, essa vertente na compra de imóveis pode ser um peça chave na hora de conquistar o sonho da casa própria.

No meio de todos os estágios presentes nesse processo, a comprovação de renda é uma das partes que mais geram indecisões nos interessados na hora de adquirir um novo imóvel. Por essa razão, muitas pessoas sequer sabem quais as formas de fazer essas comprovações e quais recursos elas podem utilizar para facilitar essa compra, essencialmente entre os profissionais autônomos, que não contam com a carteira assinada –o principal, e mais conhecido, formato para comprovar a renda financeira à uma instituição bancária.

Diante disso, sabendo que muitos deixam de fazer essa compra por não conhecerem as outras opções presentes no negócio, nós, da Imobiliária Jaú, resolvemos explicar como essa comprovação pode ser feita pelos autônomos, usando o Imposto de Renda para isso. Então, você, profissional liberal, não pode deixar de conferir esse artigo para comprar o seu imóvel junto com a gente!

IRPF –O que é?

O IRPF é sigla que corresponde ao Imposto de Renda de Pessoa Física. Esse imposto está presente na vida de diversos brasileiros e é aplicado sobre a renda que essa pessoa possui, englobando não apenas as rentabilidades monetárias, mas também as outras formas patrimoniais, como acontece com os patrimônios materiais imobiliários.

O imposto é calculado com base nos valores coletados no último ano, a fim de que a taxa imposta seja condizente com os ganhos que o pagador teve nos últimos 12 meses. Isso porque, como as rendas de uma pessoa variam constantemente, o valor não é um fator permanente, por isso ele sofre variações a cada período em que é cobrado.

Sobre esse Imposto, ressaltamos que, em casos de desproporcionalidade nos valores, o contribuinte poderá solicitar uma revisão dos valores estipulados. E, caso a desproporcionalidade realmente tenha sido feita, o pagador do imposto conseguirá uma readequação de valores, isto é, o valor sofrerá decréscimos ou acréscimos para que a quantia esteja de acordo com os índices coletados para as taxas. Todavia, para que nenhuma incongruência permaneça, é importante que o imposto, além de ser declarado, seja pago dentro dos prazos estipulados, evitando problemas relacionados as consequências causadas por inadimplências.

Qual a relação desse imposto com os Financiamentos Imobiliários?

A relação existente entre esses fatores é a de confirmação financeira! Conforme mencionamos nos parágrafos introdutórios, os financiamentos imobiliários precisam de meios comprovativos da renda, e, para os profissionais autônomos que não contam com uma carteira de trabalho assinada, é o Imposto de renda que serve como esse instrumento comprovativo.

com esses dados, os funcionários do banco poderão traçar um perfil do interessado em financiar, analisando os gastos, o histórico de pagamento e a ocorrência de possíveis inadimplências antecessoras. Nessa triagem do histórico financeiro, a instituição bancária formula a validação ou a negação do crédito.

Por essa razão, é importante não manter nenhuma dívida ativa aberta, além, é claro, de manter as taxas do IRPF devidamente pagas. Dessa forma, você, consegue manter um bom histórico com seus custos e seus ganhos, e, na hora de financiar um imóvel, o processo será mais assertivo, tendo mais chances de dar certo, principalmente nas questões relacionadas a aprovação do crédito.

Você, que é dono do seu próprio trabalho, também tem a possibilidade de ter um lar seguro, estável e aconchegante para sua família por intermédio dos financiamentos imobiliários. E, pode conseguir isso com a comprovação de renda através do Imposto de Renda da Pessoa Física. Em vista disso, venha até a Imobiliária Jaú. Estamos localizados na Rua Aristides Lobo Sobrinho, 63 –Chácara Braz Miraglia. Aqui, você pode conferir as opções de imóveis que temos disponíveis e traçar simulações de financiamentos, para que, desta forma, consiga prever os valores que essa negociação gerará e dar início nesse processo.

Gostou desse artigo? Então, aproveite para ler os outros conteúdos que temos disponíveis em nosso blog, além de conferir os novos textos que serão postados semanalmente. Os textos são relacionados as tendências e temáticas que circundam o universo imobiliário, e, também sobre as notícias regionais, visto que a Imobiliária Jaú é empresa madrinha das boas notícias da cidade.

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade