fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

Posso usar meu FGTS para comprar um imóvel?

Se você está em um relacionamento e já pensam em comprar o primeiro imóvel, seja casa ou apartamento, para começar a vida a dois, saibam que o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser utilizado de três formas: como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total do imóvel.

O FGTS é uma espécie de poupança do trabalhador. E, em alguns casos, a pessoa consegue comprar o imóvel à vista, negociando um bom valor ou até conseguindo desconto através do uso do FGTS.

Mas, se o valor que estiver no Fundo de Garantia não for tão alto não tem problema. Basta juntar o valor dele com outras economias que o casal tiver. Assim, você consegue aumentar a quantia que dará de entrada para comprar o imóvel.

Porém, existem algumas regras para o saque e uso do FGTS que são importantes para o casal saber, neste momento tão especial e decisivo que é comprar o primeiro imóvel de vocês!  

Pré-requisitos para o comprador:

  • Possuir idade mínima de 18 anos;
  • Ter trabalhado sob o regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e contribuído para o FGTS por, no mínimo, 3 anos, que podem ser consecutivos ou não (as contribuições não precisam ser todas da mesma empresa);
  • O comprador não pode ter financiamento ativo no SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) – esse sistema é nacional, então todo território brasileiro será pesquisado;
  • Não pode ser dono de qualquer imóvel (área, lote, casa, apartamento etc.) no município onde mora, nem nas cidades da mesma região metropolitana;
  • Deve morar ou trabalhar na cidade onde se encontra o imóvel de interesse.

Documentos solicitados para a compra:

  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento;
  • a última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física);
  • comprovante de residência;
  • extrato do FGTS e o último contracheque;
  • certidão de matrícula e recibo de quitação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da propriedade desejada.

Como fazer para usar o FGTS na compra do primeiro imóvel do casal?

É preciso verificar se o imóvel que vocês desejam está apto a ser comprado por meio de financiamento imobiliário.

Depois é preciso identificar o valor do seu FGTS, inclusive das contas inativas. Isso porque, cada empresa cria uma conta nova. Ao pedir demissão, o dinheiro do fundo fica retido na conta anterior por três anos.

A Caixa Econômica é o banco que gerencia todas as contas do FGTS. No entanto, não é necessário ter uma conta corrente nessa instituição para realizar o saque. Você pode solicitar ao banco onde você tem conta em movimento e informar a ele sua intenção de comprar um imóvel usando o valor do FGTS.

Último passo

Um engenheiro ou arquiteto designado pela Caixa vai avaliar o bem criteriosamente e depois será estipulado o valor da futura residência de vocês! Daí, então, o saque do FGTS será liberado pela Caixa Econômica Federal e o primeiro imóvel fica mais perto de ser seu!

Mas, atenção! O FGTS não pode ser usado para comprar imóveis com fins comerciais ou para reformar ou ampliar imóveis próprios. Da mesma forma, não está autorizada a compra de terrenos sem construção, nem de materiais para construção.

Viu como é fácil conquistar a compra do primeiro imóvel de vocês através do uso do FGTS?!

Aliás, o apoio de uma imobiliária confiável e com bons corretores irá evitar desperdício de tempo e todos os procedimentos bancários e com alguns documentos se também tornam mais ágeis e práticos.

E nós, da Imobiliária Jaú, contamos com uma equipe profissional credenciada, experiente e pronta para resolver suas dúvidas. Se vocês querem saber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco.

Compartilhe com seus amigos e continue aproveitando nossos artigos, aqui, no blog. Sempre trazemos orientações sobre o setor imobiliário, dicas diversas para melhorar nossa qualidade de vida e muito mais para você que acompanha o trabalho da Imobiliária Jaú. Exemplo:

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade