fbpx
Imobiliaria Jaú | Imóveis em Jaú: Casas para alugar em Jaú | Casa para vender em Jaú

O que é o  ITBI e como ele funciona? 

Comprar um imóvel requer uma série de procedimentos e etapas, para que problemas relacionados as leis que regem os segmentos imobiliários municipais sejam  respeitadas e todo o processo ocorra dentro  dos trâmites legais. Uma das etapas mais importantes no andamento da compra de um imóvel é o pagamento do ITBI. 

Você já conhece o ITBI? Muitas pessoas, infelizmente, não. No entanto, esse imposto é importantíssimo para a regularização da transferência do imóvel para outra pessoa. Em vista disso, caso  surjam problemas para o deferimento desse imposto, como inadimplências nos pagamentos,  o documento de certificação não pode ser  liberado, e o comprador não consegue tornar-se o dono oficial da propriedade e nem atuar nas etapas subsequentes.  

Diante disso, sabendo que esse tema ainda apresenta um grande desconhecimento por grande parte dos compradores imóveis, nós, da Imobiliária Jaú, elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o ITBI, desde o seu significado, até o seu funcionamento. Portanto, venha com a gente e conheça mais sobre a importância desse documento que será essencial na compra do seu imóvel. 

Entendendo mais sobre o ITBI 

Desmembrando a sigla, o ITBI, significa Imposto Sobre Transmissão de Bens, e, como o próprio nome se auto explica, esse imposto é responsável por legalizar a mudança  de um imóvel para o nome de outra pessoa, que, na figura das negociações é o comprador do imóvel. Por essa razão, é indispensável que esse imposto seja regularizado, pois, somente dessa forma será possível que o comprador consiga ter a posse integral do imóvel. 

Em consequência, o comprador que, provavelmente, se programou para pagar apenas o valor do imóvel, acaba se surpreendo com esse custo, e, caso não consiga pagar esse imposto, entrará em um emaranhado de problemas com as autoridades municipais – que são as responsáveis por vistoriar e supervisionar esse tipo de situação. 

Como calcular o ITBI? 

O cálculo do ITBI leva como parâmetro o valor de venda do imóvel e as alíquotas municipais, que variam entre 2% e 3%. Para efetuar o cálculo, nos embasaremos nesse raciocínio:  

ITBI= Valor de venda do imóvel x Alíquota municipal  

O valor de venda do imóvel corresponde a uma estimativa do poder público- na grande maioria dos casos, a prefeitura do município na qual o imóvel está localizado – sobre o possível valor da propriedade. Em outro viés, as alíquotas variam, como mencionamos no parágrafo inicial, por essa razão devem ser consultadas com a administração municipal.  

Diante disso, para exemplificarmos esse cálculo, imaginemos a seguinte situação: 

  • Uma casa com valor de venda de R$ 100.000,00 e uma alíquota de 2%, teria como ITBI R$ 2.000,00. Pelo cálculo: ITBI= 100.000 x 2% = 2.000 

Como consultar esses dados? 

De modo geral, esses dados podem ser consultados no site da prefeitura, preenchendo os campos solicitados. Todavia, caso a prefeitura de sua cidade não contenha essas funcionalidades no site, é possível agendar uma reunião com a equipe responsável pelos setores imobiliários municipais e verificar todos esses dados. Com essas métricas, os cálculos serão mais assertivos e você conseguirá se preparar melhor para os pagamentos. 

Quais são as formas de pagamento? 

As modalidades de pagamento variam muito, de acordo com o sistema adotado pelo município. Porém, geralmente, os compradores tem as opções de efetuar o pagamento do imposto à vista, com a possibilidade de descontos, ou em parcelamentos, desde que todas as partes estejam de comum acordo com essa metodologia, que deverá estar sinalizada em algum meio comprovativo, como normalmente acontece com a elaboração de contratos. 

Conseguiu compreender o funcionamento desse imposto e sua importância na compra de um imóvel? Não deixe que esse documento fique ausente, programe-se para esse custo quando estiver traçando um planejamento financeiro para a aquisição de uma nova propriedade e evitará problemas e dores de cabeça no futuro. 

Na Imobiliária Jaú, contamos com uma equipe qualificada e experiente nesses tipos de negociações, impostos e planejamentos. Por isso, não hesite em contar com nossa ajuda na hora de comprar um imóvel. Acesse nosso site, confira nossas opções e entre em contato para sanar eventuais dúvidas e incertezas. 

Gostou desse artigo? Continue em nosso blog e leia os outros textos que já temos. Aqui, sempre trazemos conteúdos sobre dicas, curiosidades, tendências e temáticas importantes do ramo imobiliário. 

Comparar imóveis
Nenhum imóvel selecionado ainda Clique no para comparar imóveis
Venha conversar no Whatsapp!
Imobiliária Jaú
E-MAIL Entrar em contato
ANUNCIE Anunciar Imóvel
WHATSAPP (14) 2104-5555
Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade