Descubra como ter renda extra com o mercado imobiliário

Descubra como ter renda extra com o mercado imobiliário

Descubra como ter renda extra com o mercado imobiliário

Diante do cenário econômico atual a busca por uma renda extra se tornou comum. E investir em imóveis continua sendo um dos investimentos preferidos de boa parte dos brasileiros, principalmente pela segurança que esse tipo de aplicação oferece.

O investimento em imóveis é uma opção segura para rendimentos financeiros, mesmo com economia em alta e maior rendimento de investimentos, considerando a queda da taxa Selic e a tendência de abaixar ainda mais. Assim, muitos optam por adquirir imóveis

residenciais ou comerciais, materializando seu investimento, para viver desta renda ou como complemento da renda já existente.

Quando bem administrados esses bens podem trazer muitas vantagens, visto serem bens necessários para qualquer pessoa, afinal todos buscam um lugar para morar. Ou seja, esse tipo de rendimento pode garantir um bom retorno financeiro, mas algumas informações são importantes antes de começar a investir. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você seja bem-sucedido em seu investimento.

 

Deseja aumentar a renda? Se planeje!

Ter um planejamento é fundamental para concretizar seu plano de aumentar ou viver com a renda de investimentos imobiliários. Caso você ainda não tenha um imóvel, comprar um é uma decisão importantíssima e a aquisição requer vários fatores que necessitam sem cuidadosamente avaliados, já que você deseja que esse dinheiro retorne para você.

A falta do planejamento pode ser o elemento principal que distancia muitas pessoas de realizar seus objetivos. Assim, busque um plano de pagamento que se adeque ao seu orçamento, de forma que não comprometa demais sua renda fixa. Usar o FGTS pode ser bem interessante para adquirir imóveis residenciais ou até mesmo investir em casas de menor valor para, posteriormente, serem valorizadas.

 

Tenha um objetivo

Após definir seu planejamento de compra do imóvel (caso você já tenha, vá direto para essa etapa), tenha em mente qual o tipo de retorno que você almeja. Ou seja, defina se você deseja um retorno rápido e com valor mais alto, revendendo o imóvel, ou um retorno de menor valor e gradual, via aluguel.

Dependendo do seu objetivo a escolha do imóvel será diferente. Se você pretende viver de renda, opte por imóveis menores, com até dois dormitórios, por exemplo, e que sejam de fácil localização na cidade.

É importante saber que casas e apartamentos pequenos são alugados com mais facilidade, principalmente se estiverem próximos a centros urbanos. Portanto, invista em pequenas residências bem localizadas com valor de aluguel mais baixo. Uma casa ou apartamento grande, com alto valor mensal, é mais difícil de ser alugada e pode demorar mais para você ter o retorno do investimento. Mas lembre-se que não é impossível, tudo vai do tempo que você quer que esse investimento retorne.

 

Se informe sobre os valores dos alugueis da sua cidade

Busque saber os preços dos alugueis praticados atualmente na região onde pretende investir. Mas saiba que o valor de aluguel pode ser alterado com o passar do tempo e que, anualmente, é reajustado. Por isso, fique atento.

Uma residência situada em um local afastado pode ter seu valor de aluguel aumentado caso uma avenida nova ou um grande empreendimento comercial forem construídos

próximos a ela. Da mesma forma, uma residência pode ter seu valor diminuído em casos de desvalorização do bairro onde se encontra.

Assim, nossa dica é que fique atento aos planos da prefeitura para a cidade e para a região do imóvel que pretende comprar. Essa é uma excelente maneira de conseguir prever o preço do aluguel a ser praticado na região futuramente e investir de forma inteligente.

Atente-se também a expansão urbana na cidade. Pois um bairro afastado, onde não há casas há anos, pode ser bem valorizado pelo mercado imobiliário dependendo do ritmo de crescimento urbano e valorização de terrenos. Ter conhecimento desses dados garante bons negócios e bons rendimentos futuros para você viver com essa renda.

 

Posso abandonar a renda fixa e viver de investimento?

Viver do investimento imobiliário e abandonar o dia-a-dia no escritório é o sonho de muitas pessoas! E essa decisão é muito atraente, mas o planejamento e um estudo minucioso precisam ser realizados.

Analise os rendimentos com o seu salário e com os aluguéis, verificando a porcentagem que o retorno desse investimento representa na sua renda fixa. Caso o valor retornado ultrapasse os 70%, significa que você pode viver do aluguel que já recebe. Apenas tenha em mente que alugueis podem valorizar e desvalorizar e que haverá gastos com manutenção e imprevistos.

Além disso, há a possibilidade de inadimplência dos inquilinos. Assim, contrate uma imobiliária de confiança para a administração dos imóveis e do seu investimento, fazendo a intermediação com locador e locatário.

 

Contrate uma imobiliária experiente

Uma imobiliária especializada, e de boa reputação, possui uma equipe de marketing e comercial fortes, assegurando que seu imóvel encontre interessados e você possa alugar mais rapidamente.

Colocar um imóvel em uma imobiliária de confiança para alugar é uma atitude inteligente e segura, já que possuem uma grande carteira de clientes e atuam como intermediadores, facilitando a negociação entre as partes. Além disso, uma análise dos clientes é feita, objetivando sempre bons pagadores. Outro benefício é que se você quiser expandir o seu investimento e comprar mais imóveis, é através da imobiliária que encontrará bons compradores.

A possibilidade de viver de investimentos imobiliários é interessante para você? Gostaria de obter mais informações para alcançar esse objetivo? Nós da Imobiliária Jaú teremos o maior prazer em atendê-lo! Clique aqui e fale direto com a nossa equipe.

Gostou desse artigo? Confira também outros temas como:

Copyright © - Todos os direitos reservados.