A melhor fase para comprar um imóvel é agora

A melhor fase para comprar um imóvel é agora

A melhor fase para comprar um imóvel é agora

Comprar ou alugar um imóvel sempre foi um dilema clássico. Muitos preferem ter a sensação de segurança da casa própria, já outros sentir a liberdade de mudança que a locação oferece. É preciso considerar quanto o montante que seria usado na compra pode gerar de rendimentos se aplicado e comparar com o valor de locação de um imóvel correspondente. Por um longo período a melhor escolha sempre foi o aluguel. Com a queda dos juros, a situação se inverteu.

Nos tempos de aluguel em alta, o retorno da renda fixa era superior à taxa de locação. Ou seja, ao invés de comprar um imóvel, valia mais a pena aplicar o valor e, com seu rendimento, pagar aluguel e lucrar com a diferença. Hoje, com a oscilação do mercado imobiliário, a renda fixa rende menos e alugar já não compensa tanto assim.

Antes, quem escolheu o aluguel e fez o cálculo não se arrependeu. Com a taxa básica de juros chegando a 14,25% ao ano entre meados de 2015 e fim de 2016, não era preciso muito esforço para aplicar o dinheiro e ter um rendimento muito satisfatório para se manter em um imóvel alugado. Com os cortes sucessivos na Selic e o novo mínimo histórico de 3% ao ano, o cenário se transformou completamente.

Além de valores e taxas, existem outras questões a serem consideradas antes de decidir comprar um imóvel. A covid-19 é um fator que não pode ser ignorado. Não se sabe qual será a dimensão das dificuldades na economia no pós-crise. Por um lado, o cenário traz oportunidades com preços mais baixos, por outro torna mais imprevisível o futuro financeiro de cada um.

Diante deste cenário, o dilema de comprar ou não comprar se tornam diferentes se você dispõe de todo o dinheiro necessário ou vai fazer um financiamento. Se a finalidade não for a moradia e sim o investimento, também vale refletir sobre a segurança dessa opção.


Quero comprar para morar e tenho todo o dinheiro na mão

Você está buscando um imóvel para morar, já e tem o valor necessário para pagar à vista e só estava esperando a oportunidade certa? Esse é o melhor momento para a compra.

Todos que já se planejavam para comprar um imóvel e tem liquidez, essa pode ser uma boa oportunidade de conquistar o imóvel próprio e sair do aluguel. Tem muito imóvel no mercado e a velocidade de venda está lenta. Com o aumento da oferta, os preços baixaram e você pode conseguir uma boa negociação. Antes de comprar, porém, é muito importante lembrar que o gasto com a compra não comprometa a sua reserva de emergência.


Quero comprar para morar, mas vou precisar financiar

Se você não tem todo o dinheiro na mão, os preços mais baixos e as oportunidades de compra ainda existem. Até porque, deve-se considerar, que o cenário atual traga mais facilidade para aprovação do crédito imobiliário.

A fase é propícia para aproveitar juros menores, maior variedade de imóveis no mercado e, também, todas as facilidades disponíveis para o financiamento. Lembre-se sempre que para dar entrada no seu financiamento, é recomendado o auxílio de uma imobiliária de confiança, com corretores credenciados.


Quero comprar como forma de investimento

O imóvel é tradicionalmente considerado como a moeda mais forte de investimento. Porém, como em qualquer outra área, é preciso lidar com oscilações positivas e negativas no valor do bem ao longo do tempo, além da busca para encontrar um inquilino que cumpra com seus deveres. Afinal, imóvel vazio vira despesa e não gera lucro. Além disso, deve-se sempre considerar que, no caso dos imóveis, as oscilações negativas têm riscos muito menores se comparados a aplicação na bolsa, por exemplo.

Para quem tem um bom caixa disponível e pode fazer a compra sem comprometer o planejamento futuro, o imóvel pode ser um bom investimento. Desta forma, o investidor terá de aproveitar uma boa oportunidade, e por um preço vantajoso.

Qualquer que seja a finalidade do imóvel, a decisão de compra só deve ser considerada se não for comprometer suas reservas financeiras. Com a oscilação da economia, todos devem estar preparados para surpresas.

Gostou desse artigo? Compartilhe com quem você sabe que está pensando em investir ou comprar um imóvel próprio e siga nossas redes sociais — FacebookInstagram YouTube — para ficar sempre por dentro das novidades e dicas sobre o mercado imobiliário.

 

 

 

 

Copyright © - Todos os direitos reservados.