5 dicas para cuidar do jardim de sua casa

5 dicas para cuidar do jardim de sua casa



Nada mais gostoso do que um jardim florido e bem-cuidado. Além de embelezar o nosso lar, as flores, árvores e plantas trazem toda aquela sensação de paz que temos perto da natureza. Mesmo um jardim pequeno ou um mais espaçoso, a verdade é que ele merece os melhores cuidados para que possa manter-se sempre saudável e bonito. Para você que já tem um jardim ou que quer fazer um em casa, que tal aprender as melhores práticas para deixar as flores radiantes e as folhas cada vez mais verdinhas e fortes?

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas essenciais para cuidar do seu jardim com as mesmas técnicas dos jardineiros profissionais. Vamos lá?

 

Utilize equipamentos adequados


De nada adianta querer um jardim bonito se você não usa os equipamentos adequados para manusear o solo e as plantas. Para ter os resultados que espera, invista em utensílios, como regador, mangueira, tesoura, faca afiada, pá e borrifador. Se o seu jardim for bem grande, pode ser que você precise de ancinho, rastelo e até um cortador de grama, caso não queira pagar frequentemente um jardineiro. Os insumos como adubos e sementes também não podem faltar.

 

→ Escolha o lugar ideal


Cada planta tem as suas necessidades. Por isso, antes de fazer o plantio você deve entender se ela é uma espécie que gosta mais de sol ou de um local pouco iluminado. Se tiver uma área onde bata sol e sombra em diferentes horários do dia é melhor ainda, pois elas receberão a luz solar no período e tempo adequados.

 

Prepare bem o solo para o plantio


Tanto em vaso como no quintal, preparar o solo é imprescindível. A primeira coisa que precisa fazer é limpar o solo e retirar todas as impurezas existentes na terra. Retire ervas daninhas e todo tipo de sujeira. Depois de fazer essa limpeza, mexa bem a terra para que ela fique aerada e fofa.  Coloque adubos, fertilizantes e substratos para que as plantas fiquem bem nutridas. Na hora de fazer o plantio, abra um buraco com o dobro do tamanho da raiz da planta. Antes de plantá-la, mantenha-a em um recipiente com água para não desidratar. Coloque fertilizante, terra e cubra a planta da raiz até o caule. Depois ajeite e a terra em volta para ficar bem firme.

 

Adube as plantas com frequência


Essa é uma prática que você jamais pode esquecer, principalmente, se as plantas estiverem em vasos. A adubação frequente é essencial para a saúde e também para que as plantas cresçam de forma saudável. O tempo certo para a adubação dependerá da espécie que escolher cultivar. Em árvores frutíferas, você precisa adubar a cada 6 meses. Em plantas floríferas, a adubação deve ser feita de 2 a 3 meses. Já nas espécies com folhagens, o procedimento deve ocorrer de 3 a 4 meses.

 

Evite o excesso de água


Há quem diga que tudo que é em excesso não é bom. Verdade ou não, essa ideia se aplica no cultivo de plantas. É preciso regá-las com frequência para que elas não fiquem secas e corram o risco de morrer. Mas todo cuidado é pouco na hora de regá-las. Lembre-se que o excesso de água prejudica a saúde e acaba apodrecendo a raiz. Os períodos mais adequados para fazer a rega é sempre no período da manhã ou depois que o sol se põe. Nunca faça a rega nos períodos em que o sol está mais forte, pois o calor vai direto para água no solo, fervendo a raiz e queimando também as folhas.

 

Esses são alguns cuidados, mas não deixe de ficar sempre de olho nas suas plantinhas. Observe se não tem ervas daninhas e a fique atento com o aspecto das flores e folhas.

 

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, novidades e tendências do setor. Na hora de alugar, comprar ou vender, seu lugar é na Imobiliária Jaú!

 

 

 

Copyright © - Todos os direitos reservados.